ENGAJAMENTO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO INSTAGRAM: A Estratégia de Marketing Digital do McDonald’s

Autores/as

  • IONARA SARAÍ FERREIRA NÓBREGA DINIZ UNIPÊ Autor/a
  • Aniely Rocio Rincon Mezares UNIPÊ Autor/a
  • Carolina de Moura Leite UNIPÊ Autor/a
  • Daniele de Lima Barboza UNIPÊ Autor/a
  • Gabriel de Aquino Durand UNIPÊ Autor/a
  • Kássia Freire dos Santos UNIPÊ Autor/a
  • Lúcia de Sousa Cesário Alves UNIPÊ Autor/a
  • Misael dos Santos Teixeira UNIPÊ Autor/a
  • Paulo Germano Regis Neto Neto UNIPÊ Autor/a

Palabras clave:

Marketing Digital, Instagram, Engajamento, Fidelização

Resumen

O presente artigo científico tem como objetivo analisar a aplicação de estratégias do marketing digital nas ferramentas de um Instagram, com estudo de caso a empresa McDonald’s, a pesquisa visa compreender como a marca utiliza postagens no Feed, Stories e Reels para ampliar o engajamento e fidelização de seus consumidores. A metodologia explorada é a qualitativa, baseada na observação não participante, realizadas no período entre março e abril de 2025. Os resultados explanam que o McDonald’s investe em táticas de personalização de conteúdo, interatividade e associação com eventos culturais, ampliando sua presença digital e fortalecendo sua identidade de marca.  Ademais, o estudo destaca a relevância da inovação contínua no marketing digital, essencial para acompanhar mudanças nos algoritmos das redes sociais e nas preferências dos consumidores contemporâneos.

Biografía del autor/a

  • IONARA SARAÍ FERREIRA NÓBREGA DINIZ, UNIPÊ

    Professora de Administração no UNIPÊ, mestre em Administração pela UFPB e graduada em Administração pela UFPB.

  • Aniely Rocio Rincon Mezares, UNIPÊ

    Discente do curso de Administração do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

  • Carolina de Moura Leite , UNIPÊ

    Discente do curso de Administração do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

  • Daniele de Lima Barboza , UNIPÊ

    Discente do curso de Administração do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

  • Gabriel de Aquino Durand , UNIPÊ

    Discente do curso de Administração do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

  • Kássia Freire dos Santos , UNIPÊ

    Discente do curso de Administração do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

  • Lúcia de Sousa Cesário Alves , UNIPÊ

    Discente do curso de Administração do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

  • Misael dos Santos Teixeira , UNIPÊ

    Discente do curso de Administração do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

  • Paulo Germano Regis Neto Neto , UNIPÊ

    Discente do curso de Administração do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

ENGAJAMENTO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO INSTAGRAM: A Estratégia de Marketing Digital do McDonald’s. (2025). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(14). https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/651