Da Teoria à Prática

Reflexões Acerca do Ensino e da Aprendizagem

Autores

  • Lidiane Gomes dos Santos Felisberto Centro Universitário Unifac Autor
  • Kauany dos Santos Godoy Centro Universitário Un Autor
  • Maria Aparecida Camargo de Carli Centro Universitário Unifacear Autor
  • Nathália Magalhães Centro Universitário Unifacearb Autor
  • Yasmin Mariano Dutra Centro Universitário Unifacear Autor

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Modelos pedagógicos, Desafios

Resumo

O presente artigo, elaborado pela professora e graduandas do curso de Pedagogia do Centro Universitário Unifacear, em Fazenda Rio Grande / PR, teve como objetivo relacionar a teoria estudada na disciplina Laboratório de Ensino e Aprendizagem, com dados de alunos e professores reais, a partir de uma análise reflexiva a respeito dos aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa e de caráter exploratório, fundamentou-se teoricamente em Fernando Becker (1994) e Nelson Piletti (2013), os quais abordam sobre os modelos pedagógicos e as questões relacionadas à aprendizagem escolar. Os dados de alunos e professores foram coletados por meio de questionário, respondidos por 24 participantes. Os dados coletados indicam que são múltiplos fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que os professores buscam amenizar as dificuldades dentro do seu campo de atuação, a partir do uso de metodologias ligadas às propostas que colocam o aluno em atividade e que correspondem ao modelo pedagógico relacional.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Da Teoria à Prática: Reflexões Acerca do Ensino e da Aprendizagem. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 2(12), 1-12. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/604