Satisfação No Trabalho

Um Estudo Em Uma Prefeitura Do Alto Oeste Potiguar

Autores

  • Alexandre Talles de Lira Almeida Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN Autor
  • José Vivaldo Machado Fernandes Júnior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN Autor
  • Juliana Carvalho de Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN Autor
  • Nívea Maria Oliveira da Costa Faculdade Vidal de Limoeiro – FAVILI Autor

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Setor Público, Satisfação

Resumo

Dentro de um contexto organizacional, considera-se que nunca foi tão importante saber gerir pessoas e deixa-las satisfeitas em seu ambiente de trabalho. Esta é uma preocupação que está atrelada à realidade dos gestores de empresas privadas, mas também do âmbito público. Deste modo o atual estudo teve como objetivo conhecer o nível de satisfação dos colaboradores de uma Prefeitura do Alto Oeste Potiguar. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo descritiva, que foi aplicada na Secretaria de Administração de uma Prefeitura do Alto Oeste Potiguar, com seus 32 colaboradores, onde 26 responderam a um questionário com perguntas fechadas de forma virtual através do Google Forms. O questionário aplicado foi a versão reduzida da Escala de Satisfação no Trabalho – EST e, por fim, o tratamento de dados da pesquisa foi apreciado sob a ótica da estatística descritiva. Os resultados foram positivos para a organização, já que dentro da média de quase todas as questões eles se sentem satisfeitos em relação aos colegas, salários, funções e promoções e, ainda, muito satisfeitos no que diz respeito à relação com a chefia. Sendo assim, pode-se dizer que esse trabalho serviu para que os gestores tivessem ciência do grau de satisfação de seus colaboradores, que, neste caso, foi positivo quanto ao nível de satisfação dos mesmos.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Satisfação No Trabalho: Um Estudo Em Uma Prefeitura Do Alto Oeste Potiguar. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 2(10), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/525