O Protagonismo da Criança Nas Aulas De Educação Infantil

Autores

  • Michele Moreira dos Santos Gravetz Centro Universitário Unifacear Autor
  • Solange Woicheowski Centro Universitário Unifacear Autor
  • Marco Antônio Ribeiro Merlin Centro Universitário Unifacear Autor

Palavras-chave:

Protagonismo, educação infantil, Contexto histórico, Prática educativa

Resumo

O presente artigo tem a temática O Protagonismo Nas Aulas De Educação Infantil, apresentando a seguinte problemática: O que é protagonismo infantil e como possibilitá-lo nas aulas desta etapa de ensino? E teve como objetivo geral investigar o conceito e a importância do protagonismo de alunos da educação infantil e suas implicações, e adentrando nos objetivos específicos buscou levantar dados a respeito da temática em artigos científicos, documentos oficiais e livros de referência selecionando os pertinentes, identificando os conceitos e seus contextos históricos com o foco no Brasil, e analisou as implicações desta prática educacional, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica e revisão sistemática qualitativa. Na busca de conhecer o contexto histórico da educação infantil no Brasil compreendemos o motivo de muitos associar a educação infantil ao assistencialismo ou como preparação para o ensino fundamental, pois durante muito tempo a creche era atrelada ao direito da mãe trabalhadora, e a educação pré-escolar a preparação para o ensino fundamental. A partir da constituição de 1988 que a criança começou a ser apresentada como um ser de direitos, e as leis seguintes colaboram para tornar a educação infantil etapa da educação básica com características e personalidade própria. A criança para se desenvolver de maneira integral precisa ser um agente ativo durante o processo de ensino aprendizagem, e cabe ao professor e a toda comunidade escolar oportunizar a criança os recursos tantos estruturais como humanos para que o protagonismo infantil possa ser efetivado.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

O Protagonismo da Criança Nas Aulas De Educação Infantil. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(10), 1-10. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/506