A Educação Financeira Infantil desde uma Perspectiva Antropológica

o Caso LUPAM em Cascavel-Ceará-Br

Autores

  • Silvana Maria da Silva GUILHERME Doutoranda em Antropologia pela Universidad de Salamanca Autor
  • Roberto Ari GUINDANI Pós-Doutor em Antropologia pela Universidad de Salamanca Autor
  • Humberto STADLER Doutor em Administração pela Universidad de León Autor
  • Luciano José PIRES Mestre em Marketing e Gestão Empresarial pela Universidade Internacional de Portugal Autor

Palavras-chave:

Educação Financeira, infância, aprendizagem, matemática

Resumo

Este artigo parte de uma pesquisa etnográfica desenvolvida a partir do método de estudo de caso, descritivo e analítico desde uma perspectiva qualitativa, de caráter exploratório e dimensão interpretativa, onde observa-se se os conhecimentos de matemática financeira ministrados aos alunos com base na Educação Financeira inclusiva (numa perspectiva de mercado) e continuada, motivam o aluno da Educação Fundamental I para uma aprendizagem significativa dos conteúdos curriculares de modo a promover compreensão conceitual ao mesmo tempo em que os instrumentalizam para a vida. Constituiu como objeto de investigação as salas de educação fundamental I da escola E.E.F. Luis Pacheco do Amaral. Os resultados indicam que os conteúdos matemáticos são compreendidos conceitualmente se vinculados ao processo de produção de significados pelos alunos, processo esse potencializado por um ensino de matemática financeira na escola numa visão de educação inclusiva e continuada. Também revelam a efetividade de se implementar a Educação Financeira na escola desde os anos da Educação Fundamental I.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

A Educação Financeira Infantil desde uma Perspectiva Antropológica: o Caso LUPAM em Cascavel-Ceará-Br. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(10), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/497