Treinamento e Capacitação
Como Engajar e Atrair Colaboradores aos Treinamentos Corporativos
Palavras-chave:
Relações Humanas, Treinamento, Qualidade, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, MotivaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo geral propor ações para aumentar o índice dos treinamentos corporativos dos colaboradores em uma empresa de peças e acessórios para veículos automotores localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Para a definição do problema foi usado o Diagrama de Ishikawa e a pesquisa documental. As causas foram levantadas através do Brainstorming. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas informais, pesquisa documental, observação não participativa e observação participativa. Para levantamento de informações sobre o ramo da empresa foi usada a pesquisa de internet. Com o Brainstorming e o Benchmarking, foram apontadas as alternativas de solução para as causas priorizadas, sendo elas foco no treinamento somente em época de auditoria, procedimentos de treinamentos ineficazes, desmotivação e falta de comprometimento. Para priorizar as causas, utilizou-se da Matriz GUT. O artigo propõe um novo plano de treinamento para a empresa, sobretudo através da ênfase às ações motivadoras. Para o plano de ação foram utilizadas a ferramenta 5W2H e o cronograma.