Bancada Didática para Estudos de Proteção em Motores por Meio de Dispositivo Eletrônico Inteligente

Autores

  • Giovanni Faria UNIFACEAR – Centro Universitário Autor
  • Michel Fernandes Peres UNIFACEAR – Centro Universitário Autor
  • Osmar Moreira da Silva Neto UNIFACEAR – Centro Universitário Autor
  • Carlos Alexandre Gouvea da Silva UNIFACEAR – Centro Universitário Autor

Palavras-chave:

Bancada Didática, Ensino em Engenharia, Proteção de Motores Elétricos

Resumo

O presente trabalho apresenta a elaboração de uma bancada didática que auxilie como uma ferramenta de ensino-aprendizagem para a disciplina de máquinas elétricas e acionamentos, onde se busca mitigar os impactos negativos da falta de aulas práticas realizadas pelos alunos nos laboratórios das universidades. O trabalho realça o quão importante é a realização das atividades práticas em conjunto com as aulas teóricas durante o período de graduação nos cursos de Engenharia Elétrica. Assim apresenta-se a necessidade do desenvolvimento de uma bancada que simule falhas detectáveis para a proteção de motores, permitindo alterar parâmetros, no qual o aluno consiga identificar os resultados dessas alterações a partir de uma interface interativa e comunicativa. As proteções dos motores são realizadas através de um Dispositivo Eletrônico Inteligente (IED) que são popularmente conhecidos como relés inteligentes. Desta forma, os futuros alunos que ingressarem na universidade poderão ter contato com ferramentas que simulem situações reais e que permitam os estudantes refletir sobre os diversos fenômenos ocorridos, auxiliando-o à uma formação plena sobre a operação de equipamentos e dispositivos elétricos.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Bancada Didática para Estudos de Proteção em Motores por Meio de Dispositivo Eletrônico Inteligente. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(9), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/451