Análise do Discurso de Sustentabilidade da Empresa Samarco a partir de Materiais Visuais

Autores

  • Britany Gomes da Silva Universidade Federal Paraíba - UFPB Autor
  • Helaine Cristine Carneiro dos Santos Universidade Federal Paraíba - UFPB Autor
  • Arthur William Pereira da Silva Universidade Potiguar – UnP Autor
  • Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho Universidade Federal Paraíba - UFPB Autor
  • Brenda Nathália Fernandes Oliveira Universidade Norte do Paraná - UNOPAR Autor
  • Lívia Nogueira Pellizzoni Universidade Federal Paraíba - UFPB Autor
  • João Sabino de Moura Neto Universidade Potiguar – UnP Autor
  • Fernanda Heloiza Pereira da Silva Sabino Universidade Potiguar – UnP Autor

Palavras-chave:

Discurso da sustentabilidade, Relatórios de sustentabilidade, materiais visuais

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o discurso da sustentabilidade em uma empresa do setor de mineração, a partir de materiais visuais contidos nos relatórios de sustentabilidade. A Análise Sociológica do Discurso (ASD) foi escolhida como abordagem metodológica por estar vinculada a tradição espanhola de pesquisa social qualitativa, permitindo compreender o discurso da sustentabilidade no contexto em que está inserido. O estudo foi realizado através das imagens contidas nos relatórios de sustentabilidade dos anos de 2005 à 2014 da mineradora Samarco, procurando identificar o delineamento do discurso ao longo dos anos, evidenciando o norteamento seguido em cada relatório a partir de uma leitura das imagens em si e dos textos que acompanhavam. O discurso da sustentabilidade é manifestado pela empresa, de forma a divulgar as ações desenvolvidas de cunho econômico, social e ambiental. É possível concluir que a companhia é direcionada na construção de um planejamento pautado na valorização do desenvolvimento de projetos socioambientais.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Análise do Discurso de Sustentabilidade da Empresa Samarco a partir de Materiais Visuais. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(7), 1-10. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/263