Análise do Ambiente Externo e da Estratégia de Atuação de uma Rede de Supermercados

Autores

  • Arthur William Pereira da Silva Universidade Potiguar - UNP Autor
  • Brenda Nathália Fernandes Oliveira Universidade Norte do Paraná – UNOPAR Autor
  • Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho Universidade Federal da Paraíba Autor

Palavras-chave:

Estratégia, Supermercado, Concorrência

Resumo

Com o crescimento da economia da cidade de Mossoró-RN nas últimas décadas, o mercado local passa por profundas mudanças, sendo o mercado alimentício um dos principais segmentos impactados por essas transformações. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise teórico-empírica sobre o ambiente externo de uma Rede de Supermercados, que foi criada em Mossoró e está passando por essa fase de “abertura do mercado”. Quanto aos aspectos metodológicos: Esta pesquisa é de natureza descritiva. A metodologia de pesquisa que orientou este artigo foi o estudo de caso. A técnica utilizada para coleta de dados nesta pesquisa foi a documental. O modelo analítico adotado para a realização desse estudo foi o das cinco forças competitivas proposto por Porter (1991). Percebe-se, através da análise teórico-empírica sobre o ambiente externo da Rede Rebouças de Supermercados, que o mercado alimentício mossoroense está passando por uma fase de elevada competitividade, onde o grau de rivalidade entre os concorrentes é muito acentuado. As estratégias de atuação da empresa se mostram coerentes dentro desse contexto altamente competitivo vivido no segmento em análise, e revelam que a Rede de Supermercados estudada está preocupada com a criação de vantagens competitivas e também em neutralizar os diferenciais de seus concorrentes.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Análise do Ambiente Externo e da Estratégia de Atuação de uma Rede de Supermercados. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 3(6), 1-10. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/235