Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)

Como as Principais Universidades da Grande Florianópolis Estão Preparando os Acadêmicos Para a Era Digital da Contabilidade?

Autores

  • Alfredo Lohn Braun Universidade do Vale do Itajaí – UNIVA Autor
  • Kleber Martins Centro Universitário Municipal de São José – USJ Autor
  • Tamiris Cristina Schutz Centro Universitário Municipal de São José – USJ Autor
  • Scheyla Schlemper Centro Universitário Municipal de São José – USJ. Autor

Palavras-chave:

Contabilidade digital, Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), Obrigações acessórias

Resumo

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), representa uma inovação digital no campo da contabilidade, cujo objetivo é de informatizar a relação entre fisco e os contribuintes, através da integração das informações das administrações tributárias federal, estadual e municipal, ou seja, a modernização do cumprimento das obrigações acessórias. Também apresenta o processo de conversão as normas internacionais de contabilidade, que trouxe grandes mudanças nos aspectos legais, operacionais e profissionais. Diante do exposto, objetivo deste estudo é identificar, de que forma as principais universidades da Grande Florianópolis estão preparando os acadêmicos para a era digital da contabilidade. A metodologia utilizada foi de natureza básica e descritiva, com uma abordagem quantitativa de análise dos dados, apoiada em uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de fundamentar o tema abordado. Os resultados obtidos demonstram que mesmo com a maior parte das universidades da Grande Florianópolis terem alguma disciplina que envolva a contabilidade digital, ainda é deficitário o investimento nesta área, visto que na contabilidade comercial, todas as obrigações acessórias estão convergindo para meios digitais.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Sistema Público de Escrituração Digital (SPED): Como as Principais Universidades da Grande Florianópolis Estão Preparando os Acadêmicos Para a Era Digital da Contabilidade?. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 3(5), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/171