Uma Modelagem Visual do Processo de TCC em Engenharia de Produção da FACEAR-PR

Autores

  • Andressa Aparecida Padrilha Faculdade Educacional Araucária - FACEAR Autor
  • Carlos Alexandre Gouvea da Silva Faculdade Educacional Araucária - FACEAR Autor
  • Henrique dos Santos Faculdade Educacional Araucária - FACEAR Autor
  • Robson Jacinto de Souza Faculdade Educacional Araucária - FACEAR Autor
  • Renata Cristiane Arlindo Faculdade Educacional Araucária - FACEAR Autor

Palavras-chave:

Modelagem, Processo, TCC, BPMN

Resumo

A conclusão de cursos de graduação representa uma etapa importante na vida acadêmica e carreira profissional de qualquer indivíduo. Esse ciclo de formação representa o término de um período de muito estudo, pesquisa e atuação prática. Em cursos de graduação tecnológica, bacharelado ou licenciatura os formandos são submetidos à execução de trabalhos de conclusão que visam avaliar o desempenho científico e/ou prático dos alunos para obtenção dos respectivos títulos de seus cursos realizados. Este artigo visa realizar um estudo de caso de modelagem do processo de realização e execução dos trabalhos de conclusão no curso de Engenharia de Produção ofertado para instituição Faculdade Educacional Araucária. A modelagem se fez a partir da análise das normas que regem o trabalho de conclusão de curso da instituição e representação utilizando notação BPMN (Business Process Management Notation). Este trabalho permite que alunos ingressantes nas disciplinas de TCC 1 e TCC 2 compreendam as etapas, regras e indivíduos envolvidos nesse processo. A realização da modelagem do processo permitiu que um modelo visual pudesse ser construído, auxiliando os alunos do curso de Engenharia de Produção na interpretação de todos os elementos que constituem o trabalho de conclusão desse curso.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Uma Modelagem Visual do Processo de TCC em Engenharia de Produção da FACEAR-PR. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 2(5), 1-12. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/137