Oralidade e Currículo

uma relação conflituosa

Authors

  • Adriane Alves da Silva Author
  • Norberto Back Author

Keywords:

currículo, oralidade, Avaliação Institucional

Abstract

Esse estudo refere-se ao tratamento dado à oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no município de Curitiba. Verificou-se, através de observações participativas, realizadas no período de três meses, em aulas de séries diversas, que a língua oral é pouco explorada no espaço de sala de aula. Privilegiam-se os gêneros escritos e a gramática normativa em função de uma reorganização curricular que visa obter resultados positivos numa Avaliação Institucional organizada pela Secretaria de Educação do município. Para a coleta de dados foram também realizadas entrevistas com docentes, alunos e pedagogos, além da análise dos planejamentos dos professores e das Diretrizes Municipais para o ensino de Língua Portuguesa. As reflexões aqui encontradas sobre a linguagem baseiam-se nos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e as discussões sobre currículo e práticas pedagógicas fundamentam-se em autores como Henry Giroux, Tomaz Tadeu da Silva, Paulo Freire, José Gimeno Sacristán e Forquin.

Author Biographies

  • Adriane Alves da Silva

    Graduada em Letras, especialista em Metodologia do Ensino Superior e mestranda em Educação pela UFPR. Professora da rede municipal de Educação de Curitiba.

  • Norberto Back

    Graduado em Sociologia, especialista em Psicopedagogia e doutor em História Contemporânea. Professor do Ensino Fundamental na rede municipal de Araucária e no Ensino Superior na FACEAR e na FACECLA.

Published

2024-11-18

How to Cite

Oralidade e Currículo: uma relação conflituosa. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 2(2), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/24