Inclusão escolar

uma longa caminhada entre a legislação e a prática

Autores

  • Ludiane Glaucia Batista ESAP – Especialista em pedagogia Autor
  • Ludirene dos Santos Batista ESAP – Especialista em pedagogia Autor
  • Adriana Cristine Dias Locatelli ESAP – Mestre em Educação Autor
  • Daniel Ferreira dos Santos PUC-PR – Mestre em Administração Autor

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Legislação, Escola

Resumo

A pesquisa sobre a temática Inclusão Escolar está voltada para análise de como a prática tem correspondido com às legislações pertinentes ao tema estão vigentes em nosso país. No presente estudo observa-se que muito se avançou no sentido da integração social dos portadores de deficiências, entretanto ainda nas escolas públicas o que se percebe é que a inclusão escolar tem certa conotação de pura e simplesmente aceitação. Sendo assim, pretende-se neste estudo de caso analisar as legislações e a prática em uma determinada escola pública do ensino fundamental, séries finais e identificar as ações tomadas para que a inclusão de fato realmente se efetive. Com relação aos aspectos metodológicos serão analisados os documentos oficiais da escola participante da pesquisa, como o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar, além de uma busca junto ao Setor Pedagógico do Colégio, sendo utilizada como metodologia de pesquisa a entrevista com três pedagogas sobre o assunto para obter conhecimento de como a instituição tem tratado a inclusão escolar. Dentre os principais resultados da pesquisa observa-se que o tema inclusão escolar ainda esta muito longe do nível ideal e que as instituições de ensino sofrem com a falta de recursos físicos, financeiros e de profissionais capacitados para exercerem a função de educadores da inclusão escolar e principalmente social. E por fim, como sugestão de pesquisas futuras seria interessante que se aplicasse o mesmo estudo em escolas particulares a fim de analisar se os resultados são idênticos ao encontrado na rede pública de ensino.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Inclusão escolar: uma longa caminhada entre a legislação e a prática. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 3(3), 1-19. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/72