Processos comunicacionais na educação de crianças e adolescentes

uma perspectiva de protagonismo na experiência do Projeto TVQ

Autores

  • Renato Boratho Centro Universitário Unifacear Autor
  • Adriana Pereira dos Santos Centro Universitário Unifacear Autor
  • Marco Antônio Ribeiro Merlin Centro Universitário Unifacear Autor
  • Jolena de Santi Soares Centro Universitário Unifacear Autor
  • Jorge Uberson Pereira Centro Universitário Unifacear Autor
  • Marinice Natal Justino Centro Universitário Unifacear Autor

Palavras-chave:

Processos comunicacionais, Marista Escolas Sociais, Projeto TVQ

Resumo

Este artigo discute os processos comunicacionais na educação de crianças e adolescente do Projeto TVQ (Te Vejo na Quinta), do Marista Escolas Sociais - Unidade Itapejara, no Paraná. Como objeto de investigação, apropriou-se dos vídeos do canal “Te Vejo na Quinta Marista Escola Social Itapejara”, no Youtube, no período de agosto a setembro de 2021. O objetivo principal é problematizar esses fazeres comunicacionais na educação de crianças e adolescentes e refletir sobre o seu papel na emancipação desses indivíduos. O estudo combinou dois métodos de investigação: a pesquisa bibliográfica buscou aprofundar os conceitos teórico a partir de um conhecimento prévio sobre os principais assuntos aqui abordados; a etnografia virtual possibilitou compreender, categorizar e apresentar os resultados dessas práticas culturais e comunicacionais no ambiente da internet nos vídeos publicados neste período da pesquisa.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Processos comunicacionais na educação de crianças e adolescentes: uma perspectiva de protagonismo na experiência do Projeto TVQ. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1-10. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/560