Proposta Para Reduzir os Custos com Retrabalho no Setor de Solda de uma Empresa durante a Pandemia do COVID-19

Autores

  • Alefer Rafael Maia Costa Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Camila Bienifer dos Santos Souza Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Ingrid Batista Rodrigues Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Janete Soares Ramos Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Rodrigo Corosque Horni Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Thiago Porto Henequim Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Mariana Fátima de Souza Alves Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor

Palavras-chave:

Custos, Retrabalho, Solda

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral elaborar uma proposta de ação para reduzir os custos com retrabalho no processo de solda na empresa MGS, situada no município de São Pinhais, no Paraná. Para a definição do problema foram usados o brainstorming e a entrevista informal. As causas foram identificadas por meio do brainstorming e do diagrama de Ishikawa. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas informais, pesquisa documental, observação participativa e pesquisa bibliográfica. Com o brainstorming foram apontadas as alternativas de solução para as causas priorizadas. As alternativas propostas foram: ofertar treinamento específico e conceitual sobre soldagem, elaborar um cronograma de requalificação para soldadores experientes e elaborar um cronograma de aulas práticas na área de solda da empresa. Para priorizar as causas, utilizou-se a Matriz GUT. O artigo propõe um plano de ação detalhado para resolver o problema na área de solda da empresa. Para o plano de ação foram utilizadas a ferramenta 5W2H e o cronograma.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Proposta Para Reduzir os Custos com Retrabalho no Setor de Solda de uma Empresa durante a Pandemia do COVID-19. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 3(10), 1-12. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/534