A AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Bruna Gabriela Fernandes Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN Autor
  • José Vivaldo Machado Fernandes Júnior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN Autor
  • Juliana Carvalho de Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UE Autor
  • Nívea Maria Oliveira da Costa Faculdade Vidal de Limoeiro – FAVILI Autor

Palavras-chave:

Clima organizacional, IES, Colaboradores

Resumo

Este trabalho trata sobre o clima organizacional no âmbito de uma instituição de ensino superior, tendo em vista a percepção dos servidores ativos e efetivos da IES. Para tanto, o objetivo desta pesquisa é avaliar o clima organizacional de uma IES de Pau dos Ferros/RN. Deste modo, acredita-se ser possível possibilitar a análise e compreensão do clima da organização da instituição, mediante a ótica dos colaboradores que a compõem. Para tanto, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo exploratória e descritiva e de natureza qualitativa e quantitativa. O universo corresponde a 11 colaboradores da IES, na qual 10 sujeitos responderam à ferramenta Escala de Clima Organizacional – ECO, Siqueira (2008). A outra parte a coordenadora da instituição respondeu a uma entrevista estruturada com 8 questões aberta, que dialogam diretamente com aspectos analisados na ECO. Na etapa de tratamento dos dados utilizou-se a estatística descritiva em relação ao diagnostico quantitativo e análise de conteúdo aplicada ao diagnóstico da parte qualitativa. O resultado da pesquisa mostra que por ser uma IES de grande porte é visível a importância que se dá ao capital humano, como também se é exigido muito da questão de prazo e resultados. Considerando tudo que foi visto e analisado durante a pesquisa nota-se que na maioria dos colaboradores existe uma satisfação em quase todos os pontos explorados dentro da IES.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

A AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 2(10), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/511