Inclusão de Aluno com Síndrome de Down

Atividades Lúdicas, Materiais Concretos e Manipuláveis no Processo Educacional – Relato de Experiência.

Autores

  • Carmen Lucia Druzina Giongo Fabianski Centro Universitário Unifacear Autor
  • Thaís Barbosa Marochi Professora Orientadora Autor

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Inclusão, Materiais Concretos, Materiais Manipuláveis, Atividades Lúdicas

Resumo

Este artigo tem o intuito de demonstrar a importância da utilização de atividades lúdicas, materiais concretos e manipuláveis em todo o processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva de crianças com síndrome de Down, bem como colaborar para que todos os envolvidos com a educação inclusiva possam refletir e utilizar-se de métodos e técnicas que auxiliem na construção e apropriação do conhecimento por alunos inclusos em turmas regulares e também na educação especial como um todo. O artigo origina-se da experiência vivenciada pelo autor em sala de aula junto ao aluno incluso e os resultados obtidos com auxílio das atividades lúdicas, materiais concretos e manipuláveis no ensino. Durante aproximadamente dois (02) anos, o autor adaptou e desenvolveu esses materiais e métodos de acordo com as especificidades do aluno e descreveu em relatórios e portfólios os resultados obtidos. Os resultados alcançados demonstraram avanços significativos em relação ao conhecimento prévio do aluno, tornando possível visualizar que a utilização das atividades lúdicas, materiais concretos e manipuláveis de forma dirigida e sistêmica pode beneficiar a construção e a apropriação do conhecimento em diversas áreas.

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Inclusão de Aluno com Síndrome de Down: Atividades Lúdicas, Materiais Concretos e Manipuláveis no Processo Educacional – Relato de Experiência. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 3(9), 1-14. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/487