A Utilização de Jogos, Dinâmicas e Brincadeiras em Sala de Aula como Facilitadores na Aprendizagem dos Alunos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Autores

  • Elaine Rodrigues Ferreira Unifacear Autor

Palavras-chave:

Jogos, Brincadeiras, Aprendizagem

Resumo

A utilização dos recursos lúdicos pode contribuir de forma significativa no desempenho do ato de ensinar do professor e também no querer aprender dos alunos. É no período escolar que a criança amplia seu desenvolvimento tanto na área cognitiva, como afetiva e psicomotora. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como a utilização de jogos, dinâmicas e brincadeiras em sala de aula pode facilitar o processo de adaptação e de ensino/aprendizagem dos alunos no ensino fundamental das séries iniciais. Pode-se dizer que o brincar é essencial na construção do conhecimento, portanto, é de extrema importância que a criança seja estimulada e possa brincar para se desenvolver de acordo com sua faixa etária. Reconhecer desde cedo o papel fundamental que a escola desempenha na vida da criança e fazer com que ela goste de fazer parte desse ambiente facilita o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a escolha da metodologia pelo professor no planejamento de suas aulas é essencial nesse processo, contribuindo assim, para que o ambiente escolar seja agradável e atrativo para a criança, fortalecendo os laços afetivos entre professores, alunos e escola

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

A Utilização de Jogos, Dinâmicas e Brincadeiras em Sala de Aula como Facilitadores na Aprendizagem dos Alunos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 2(9), 1-9. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/469