Gestão e Negócios

o Cliente Sempre tem Razão? Estudo de Caso em uma Empresa de Compósitos

Autores

  • Ani Cristina Ferreira do Prado Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhaisb Autor
  • Camila Lamberg do Amaral Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Caroline Giandomenico da Silva Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Gabriella Siqueira da Silveira Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Julia Luiza Ferraz Moreira Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pi Autor
  • Kathlyn Moreira Estacoviaki Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Mayara Caroline Terezan Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Vitória da Silva Morigi Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pinhais Autor
  • Ana Crhistina Vanali Faculdade da Indústria – Campus São José dos Pi Autor

Palavras-chave:

Relações humanas, Nível de serviços, Satisfação cliente, Qualidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral propor ações para diminuir o índice reclamações de clientes de uma empresa de compósitos localizada em um município paranaense. Os objetivos específicos são identificar as causas que elevam esse índice e buscar alternativas de soluções para a resolução desse problema. Os métodos e técnicas utilizados para coletar os dados foram a pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista informal, observação participativa e observação não participação. A análise dos dados foi realizada pelo brainstorming, diagrama de causa e efeito, Matriz GUT, benchmarking e plano de ação descritivo. Através da visita acadêmica realizada na empresa teve-se acesso ao problema central e a reflexão sobre os conceitos de desenvolvimento organizacional, formas de gestão, treinamento e desenvolvimento, gestão de pessoas, clima organizacional, comunicação, motivação e trabalho em equipe. Elaborou-se ações eficazes para a melhoria de nível de serviço da empresa visando o aumento de produtividade e rentabilidade O foco, no primeiro momento, foi melhorar a gestão organizacional interna para se chegar ao cliente final.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Gestão e Negócios: o Cliente Sempre tem Razão? Estudo de Caso em uma Empresa de Compósitos. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(9), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/453