Proposta de Implementação de um Novo Método de Ensaios de Tração por Amostragem Estatística em Bobinas Negras e Decapadas.

Autores

  • Caroline Romano Centro Universitário - Unifacear Autor
  • Denilson da Silveira Centro Universitário - Unifacear Autor
  • Denilson da Silveira Centro Universitário - Unifacear Autor
  • Joelma França Corrêa da Silveira Centro Universitário - Unifacear Autor
  • Nelson Flávio Dias Vanzetti Centro Universitário - Unifacear Autor

Palavras-chave:

Amostragem, Ciclo PDCA, Ensaios de tração

Resumo

Com a competitividade de mercado mais acirrada, cada vez mais há uma busca por excelência e agilidade para atender o cliente de modo que minimize as chances para o concorrente. Nesse contexto surge a amostragem para ensaios de tração como uma ferramenta de apoio, que juntamente com a utilização das ferramentas da qualidade pode se tornar para a empresa um forte diferencial estratégico para todos os segmentos de laboratório. O presente trabalho tem como objetivo principal reduzir o tempo e o custo dos ensaios em laboratório para análise de materiais alternativos de componentes do produto, que atendam as especificações pré-definidas pelo cliente. O trabalho foi realizado com pesquisa exploratória, bibliográfica, descritiva e explicativa utilizando como ferramenta principal a amostragem, um diferencial nos ensaios de tração, além disso, dentro desse presente estudo foi abordado também ferramentas da qualidade como kaizen Brainstorming e Ciclo PDCA. Estas ferramentas produziram excelentes resultados, desde a identificação da causa raiz e a solução do problema, com substancial redução do tempo e dos custos associados. Experiência esta trouxe a perspectiva de agregar conhecimento com sua implementação, além de trazer benfeitorias e maior lucratividade para a empresa.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Proposta de Implementação de um Novo Método de Ensaios de Tração por Amostragem Estatística em Bobinas Negras e Decapadas. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 3(8), 1-17. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/436