Economia Criativa

Um Estudo Descritivo sobre as Estratégias Criativas Utilizadas por Empreendedoras Ar

Autores

  • Aline Jaciara Oliveira Silva Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ Autor
  • Ionara Sarai Ferreira Nobrega Diniz Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ Autor
  • Lívia Nogueira Pellizzoni Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ Autor

Palavras-chave:

Estratégias, Empreendedorismo, Economia Criativa

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias da economia criativa para o desenvolvimento das atividades artesãs. O referencial teórico partiu das diferentes noções de empreendedorismo, perfil dos empreendedores, economia criativa e artesanato. Para tanto utilizou-se uma abordagem qualitativa, sendo aplicada como técnica de coleta de dados uma entrevista com seis artesãs, realizada nos dias 04 de março e 25 de abril 2019 através de pesquisa de campo. Com o intuito de uma melhor compreensão, as entrevistas foram gravadas por aparelho de áudio e, em seguida, transcritas para estudo da análise de conteúdo. O Resultado da análise demonstrou o quanto a economia criativa influencia no crescimento do artesanato nas dimensões econômica, social e ambiental. Os empreendedores artesãos incorporam estratégias diferenciadas do conhecimento e da criatividade com o intuito de agregar valor em seus produtos, onde oportunamente centralizam inovação, talento humano, diversidade cultural e desenvolvimento sustentável.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Economia Criativa: Um Estudo Descritivo sobre as Estratégias Criativas Utilizadas por Empreendedoras Ar. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 3(8), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/421