Contribuição dos Contos de Fadas no Processo de Ensino-Aprendizagem das Crianças

Autores

  • Gabriele Polato Sachinski UNIFACEAR Centro Universitário Autor

Palavras-chave:

Contos de fada, processo de ensino-aprendizagem, público infantil

Resumo

O presente estudo trata sobre a contribuição dos contos de fadas no processo de ensinoaprendizagem das crianças, buscando investigar de que maneira o professor pode inserir tais textos em sua prática pedagógica de forma que eles contribuam significativamente no processo de aprendizagem da criança. Para tanto, desenvolve-se uma análise qualitativo-interpretativa do corpus selecionado, o qual é composto por dois contos de fada populares entre o público infantil: João e Maria e Chapeuzinho Vermelho. As análises respaldam-se nos postulados de Mallmann (2011), Bettelheim (2002), Coelho (1997) e Mussaia (2011), a fim de fazer um estudo sobre as origens e evoluções dos contos de fada, a importância desses textos para o imaginário infantil, as características do gênero e as ideologias e simbologias presentes em tais textos. As conclusões demonstram que esses textos são mais do que simples passatempos, pois estimulam, mesmo que inconscientemente, certos valores e comportamentos nas crianças, sendo, portanto, indispensável seu trabalho em sala de aula.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Contribuição dos Contos de Fadas no Processo de Ensino-Aprendizagem das Crianças. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 2(8), 1-12. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/399