A Cultura Organizacional e a Estratégia Como Fatores de Sucesso

O caso de Uma Indústria de Celulose

Autores

  • Fabiana dos Santos Pereira Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Autor
  • Leidiane Nunes da Silva Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Autor
  • Marco Aurélio Batista de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Autor
  • Alexandre Farias Albuquerque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Autor

Palavras-chave:

Cultura organizacional, estratégia, celulose

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a cultura organizacional e a estratégia na gestão de uma Indústria de Celulose de Três Lagoas/MS e como isso reflete no seu sucesso. O método utilizado foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em visitas direcionadas por entrevistas semiestruturadas com a gerência da empresa, nas quais foram colhidas informações por meio de documentos disponibilizados pela própria organização. Foi possível identificar que a cultura organizacional é consolidada e influencia positivamente a estratégia organizacional, inclusive, ambos os fatores corroboram para o seu desenvolvimento, tanto interna quanto externamente. O sucesso da empresa se deu pela busca incessante do desenvolvimento, através de práticas inovadoras e pela alta competitividade.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

A Cultura Organizacional e a Estratégia Como Fatores de Sucesso: O caso de Uma Indústria de Celulose. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(8), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/353