Técnicas da liderança situacional para a promoção do amadurecimento profissional da geração Y

Autores

  • Soraya Juliane da Silva PUC-PR – Mestranda em Administração Autor
  • Daniel Ferreira dos Santos PUC-PR – Mestre em Administração Autor
  • Gerson Amaury Marinho PUC-PR – Mestrando em Administração Autor
  • Roberto Carlos Evêncio de Oliveira da Silva PUC-PR – Mestrando em Administração Autor
  • Franciane Candatten Soares e Silva PUC-PR – Mestranda em Administração Autor

Palavras-chave:

Geração Y, Liderança, Liderança Situacional

Resumo

As diferenças entre as gerações que convivem no ambiente organizacional têm despertado o interesse de gestores e de pesquisadores. O presente artigo objetiva caracterizar a geração mais jovem em atuação no mercado de trabalho, conhecida como Geração Y, descrevendo tanto os fatores que influenciaram sua formação quanto suas peculiaridades – dentre as quais se destaca sua imaturidade corporativa. O artigo argumenta e demonstra que técnicas propostas pela teoria da Liderança Situacional são relevantes para a promoção do amadurecimento profissional da referida geração, ainda que o modelo teórico em questão possua severas limitações. Recomenda-se que as constatações teóricas realizadas sejam verificadas empiricamente por pesquisas futuras.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Técnicas da liderança situacional para a promoção do amadurecimento profissional da geração Y. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(3), 1-16. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/27