A Influência dos Grupos de Referência na Decisão de Compra dos Produtos Gamers

Autores

  • Nicholas Jackson Félix Estrela Centro Universitário de João Pessoa Autor
  • Janayna Souto Leal Centro Universitário de João Pessoa Autor
  • João Batista Soares Neto Universidade Federal da Paraíba Autor

Palavras-chave:

Consumidor, Gamer, Grupos de referência, Influência

Resumo

O marketing reconhece há anos o papel das relações interpessoais como importante fator no processo de decisão do consumidor. Entre tantas teorias, a dos grupos de referência – reconhecida e utilizada até os dias atuais - foi elaborada com foco de atuação na internet e nas possibilidades de pontos de interação e socialização dos seus usuários nesse ambiente. O estudo em questão analisou como os grupos de referência podem influenciar na decisão de compra dos produtos gamers. A pesquisa qualitativa, foi realizada na comunidade gamer do estado da Paraíba mais especificamente da cidade de João Pessoa e Santa Rita. Na análise e interpretação dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e os resultados mostraram como o consumidor gamer sabe diferenciar a necessidade da compra motivada pelo desejo, ou quando busca o máximo de informações confiáveis a fim de adquirir um novo produto e que, após lograr experiência suficiente, ele passa de influenciado para influenciador.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

A Influência dos Grupos de Referência na Decisão de Compra dos Produtos Gamers. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(7), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/261