Políticas Públicas Educacionais para Imigrantes e Refugiados

Rede de Acolhimento do Rio Grande do Sul

Autores

  • Danielle Busko Faculdade Educacional de Araucária (FACEAR) Autor

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Imigrantes, Refugiados, Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o tema dos imigrantes e refugiados como um desafio para as políticas públicas educacionais, considerando que estas podem ser ferramentas para minimizar a discriminação e apoiar a inserção social. Após a introdução, apresentamos um mapeamento da realidade dos imigrantes no Brasil, delineando o seu perfil. Abordamos, então, as políticas públicas educacionais integrativas presentes do estado do Rio Grande do Sul e a educação para a cidadania e inclusão, voltadas ao empoderamento do imigrante e do refugiado como fator definitivo para o seu real acolhimento. Nas considerações finais sublinhamos a relevância do capital social e cultural dos migrantes como gerador de novos valores para o contexto que o acolhe.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Políticas Públicas Educacionais para Imigrantes e Refugiados: Rede de Acolhimento do Rio Grande do Sul. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 3(6), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/254