O Processo ITIL® de Gerenciamento da Configuração e Ativos de Serviços (GCAS) na Gestão dos Serviços de TI

Autores

  • Sílvio César de Carvalho Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG Autor

Palavras-chave:

Serviços de TI, Organização, Processo, Gerenciamento, Boas Práticas, ITIL

Resumo

Este trabalho demonstra que serviços de TI são solicitados por clientes internos ou externos à organização e podem ser entregues de maneira física ou virtual. Para uma maior eficácia na gestão destes serviços, apresenta-se a ITIL e o processo de gerenciamento da configuração e ativos de serviços como boa prática na administração dos serviços de TI. Utilizou-se o referencial teórico do livro transição de serviço que integra a biblioteca de infraestrutura ITIL como também publicações da comunidade de governança de TI. São abordados os conceitos do processo de gerenciamento da configuração de ativos de serviços como também as atividades existentes no mesmo. Demonstram-se as estruturas e dependências existentes entre os conceitos e as atividades no ambiente de TI como também mecanismos de utilização de técnicas e ferramentas objetivando o controle da gestão de serviços, ativos e infraestrutura.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

O Processo ITIL® de Gerenciamento da Configuração e Ativos de Serviços (GCAS) na Gestão dos Serviços de TI. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 3(6), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/248