A Teoria do Afeto em Wallon e sua Contribuição na Significação das Relações Educativas no Ambiente Hospitalar

Autores

  • Hellen Cunha Cunico Faculdade Padre João Bagozzi Autor
  • Humberto Silvano Herrera Contreras Faculdade Padre João Bagozzi Autor

Palavras-chave:

Afeto, hospitalismo, autoestima

Resumo

A afetividade acompanha o ser humano durante toda a vida e desempenha um papel fundamental nas relações sociais e em seu desenvolvimento. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar a teoria do afeto em Wallon e sua contribuição na significação das relações educativas no ambiente hospitalar. A problemática do artigo se resume na seguinte questão: Como a compreensão da teoria do afeto em Wallon contribui na significação das relações educativas e no fortalecimento da subjetividade e da autoestima da criança no ambiente hospitalar? O objetivo proposto é de abordar a teoria do afeto expresso pela emoção, sentimento e paixão no âmbito hospitalar, buscando assim compreender como isso pode contribuir nas relações educativas neste âmbito, trabalhando com o processo de subjetividade e autoestima da criança. Essa ação se da de forma recíproca e social, e fundamenta-se no fato de que as interações são necessárias para alcançar-se um patamar superior de pensamento, cognição e afetividade, além de levar às mudanças em seu desenvolvimento. A criança quando hospitalizada se envolve não apenas com o aspecto cognitivo, mas também o afetivo. Essa relação transmite confiança, pois quanto mais significativa for à relação que estabelecemos com o próximo mais motivação teremos para a troca de aprendizagens.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

A Teoria do Afeto em Wallon e sua Contribuição na Significação das Relações Educativas no Ambiente Hospitalar. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(6), 1-16. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/200