Estudo de caso

A internacionalização como estratégia de diferenciação de mercado na indústria de tubos e conexões

Autores

  • Daniel Ferreira dos Santos PUC-PR Autor
  • Gerson Amaury Marinho PUC-PR Autor
  • Ivan Bim Requena UFSC Autor
  • Jansen Maia Del Corso PUC-PR Autor
  • Wesley Vieira da Silva PUC-PR Autor

Palavras-chave:

Internacionalização, Estratégia, Negócios

Resumo

Os Portadores de Necessidades Especiais há muitos anos vêm buscando seu espaço para viver com igualdade no mercado de trabalho. Devido à falta de informação, preconceito e despreparo de todas as partes são grandes as barreiras encontradas em sua integração. A Lei 8.213/91, comumente conhecida como lei de cotas, vem garantir sua integração, lembrando que a deficiência não o torna incapaz de executar algum trabalho ou menos capaz que os sem deficiência. Neste trabalho tem-se o objetivo de mostrar através da revisão bibliográfica e apresentação de um estudo de caso, o tratamento dado às questões relativas à inclusão do deficiente auditivo. Apresentar como é realizada a sua gestão e principalmente reflexos gerados com a sua adoção no processo produtivo e comportamental e propor melhorias para integração dos portadores de deficiência auditiva no contexto organizacional. Confrontar a realidade da empresa em estudo com a maneira em que visualizam o processo de integração e trabalho do deficiente auditivo.O Brasil tornou-se nos últimos anos um país com grande atratividade por parte dos investidores com capital externo, devido a sua estabilidade econômica, porém também tem buscado cada vez mais o processo de expansão para além de suas fronteiras, sendo assim o presente artigo buscam apresentar quais são as estratégias de internacionalização adotadas e apresenta um estudo de caso da indústria de tubos e conexões Tigre. No presente estudo abordasse as questões relacionadas às características e fundamentos teóricos relacionados à Internacionalização das empresas brasileiras e dessa forma visa contribuir para o debate teórico relativo ao tema, onde se evidencia ser de grande importância no cenário cada vez mais globalizado. A pesquisa será realizada por meio de estudo de caso, por meio de um estudo bibliográfico. Fica como sugestão para estudos futuros a indicação de que devem ser estudadas organizações de outros setores para saber se o processo de internacionalização se da nos mesmos moldes do setor de tubos e conexões.

Biografia do Autor

  • Daniel Ferreira dos Santos, PUC-PR

    PUC-PR – Mestrando em Administração

  • Gerson Amaury Marinho, PUC-PR

    PUC-PR – Mestrando em Administração

  • Ivan Bim Requena, UFSC

    UFSC – Mestre em Engenharia da Produção

  • Jansen Maia Del Corso, PUC-PR

    PUC-PR – Doutor em Administração

  • Wesley Vieira da Silva, PUC-PR

    PUC-PR – Doutor em Engenharia da Produção

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Estudo de caso: A internacionalização como estratégia de diferenciação de mercado na indústria de tubos e conexões. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 2(2), 1-16. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/20