Estudo dos Fatores que Discriminam os Estilos de Aprendizagem dos Acadêmicos de Ciências Contábeis

Autores

  • Cleston Alexandre dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL) / Universidade Regional de Blumenau (FURB) Autor
  • Edilson Bacinello Universidade Regional de Blumenau (FURB) Autor
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau (FU Autor

Palavras-chave:

Estilos de Aprendizagem, Inventário de Kolb, Análise Discriminante

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os fatores que discriminam os estilos de aprendizagem dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da FURB. Trata-se de um estudo que envolve procedimentos de interrogação por meio de questionário, é um estudo ex post facto, de rotina real, transversal, estatístico, descritivo e em condições de campo. O estudo compreendeu uma amostra de 101 acadêmicos, foi conduzido por meio da aplicação da metodologia desenvolvida por David Kolb e utilizou-se de técnicas quantitativas com suporte do software SPSS 22.0 para utilização da Análise Discriminante. A aplicação do método Kolb demonstrou que 47,5% dos alunos possuem o estilo de aprendizagem Convergente, 24,8% possuem o estilo Assimilador ao passo que o estilo Divergente e Acomodador somados representaram apenas 27,7% dos pesquisados. A Análise Discriminante revelou que as variáveis mais discriminantes dos grupos são a média geral das disciplinas cursadas e as disciplinas reprovadas por nota. Na sequência foram observadas as variáveis média em contabilidade I e reprovação por falta, porém, com menor grau de discriminação. Ainda foi constatado a existência de três funções distintas, sendo que a primeira função discriminante contribui para demonstrar as diferenças entre os grupos de estilos de aprendizagem, e as variáveis média geral das disciplinas cursadas e reprovações por nota são as que apresentam mais destaque na primeira função.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Estudo dos Fatores que Discriminam os Estilos de Aprendizagem dos Acadêmicos de Ciências Contábeis. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 1(6), 1-16. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/193