ANÁLISE DA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS NA LINHA DE PRODUÇÃO SOB A ÓTICA DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE EM UMA EMPRESA METALÚRGICA, UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Liziane Gawleta Faculdade Educacional Araucária Autor
  • Wellington Duarte Mota Faculdade Educacional Araucária Autor
  • Carlos Duarte Costa Faculdade Educacional Araucária Autor

Palavras-chave:

Integração, Trabalho, Deficiência

Resumo

Os Portadores de Necessidades Especiais há muitos anos vêm buscando seu espaço para viver com igualdade no mercado de trabalho. Devido à falta de informação, preconceito e despreparo de todas as partes são grandes as barreiras encontradas em sua integração. A Lei 8.213/91, comumente conhecida como lei de cotas, vem garantir sua integração, lembrando que a deficiência não o torna incapaz de executar algum trabalho ou menos capaz que os sem deficiência. Neste trabalho tem-se o objetivo de mostrar através da revisão bibliográfica e apresentação de um estudo de caso, o tratamento dado às questões relativas à inclusão do deficiente auditivo. Apresentar como é realizada a sua gestão e principalmente reflexos gerados com a sua adoção no processo produtivo e comportamental e propor melhorias para integração dos portadores de deficiência auditiva no contexto organizacional. Confrontar a realidade da empresa em estudo com a maneira em que visualizam o processo de integração e trabalho do deficiente auditivo.

Biografia do Autor

  • Liziane Gawleta, Faculdade Educacional Araucária

    Faculdade Educacional Araucária – Eng. De Produção

  • Wellington Duarte Mota, Faculdade Educacional Araucária

    Faculdade Educacional Araucária – Eng. De Produção

  • Carlos Duarte Costa, Faculdade Educacional Araucária

    Faculdade Educacional Araucária – Esp. Especialização em Gestão Estratégica Humano-Organizacional

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

ANÁLISE DA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS NA LINHA DE PRODUÇÃO SOB A ÓTICA DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE EM UMA EMPRESA METALÚRGICA, UM ESTUDO DE CASO. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 2(2), 1-15. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/19