Pedagogia Empreendedora Social Na Escola Básica

Contribuições a partir do Projeto Jequitinhonha

Autores

  • Valter Hugo Junior Universidade Federal de São João Del Rei Autor
  • Geraldo Roberto de Sousa Universidade Federal de São João Del Rei Autor

Palavras-chave:

empreendedorismo social, ensino médio, projetos na escola

Resumo

Desde o ano de 2000, a Congregação dos Missionários do Sagrado Coração situado em Pirassununga - São Paulo desenvolve um Projeto de cunho social com alunos voluntários do Ensino Médio. As atividades caracterizam-se por intervenções de naturezas sociais nas comunidades locais do Vale do Jequitinhonha-MG. No âmbito teórico, tal tipo de atividade pedagógica desenvolve uma cultura conceituada de Pedagogia Empreendedora Social, que tem avançado na literatura brasileira. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é relacionar as experiências exitosas do Projeto com o intuito de identificar as características e articulações possíveis dos elementos descritos na literatura sobre a Pedagogia Empreendedora social. Através das observações, entrevistas, e análises dos textos que definem a Pedagogia Empreendedora e o projeto, os dados permitiram, preliminarmente, concluir a existência de articulações entre os princípios norteadores da Pedagogia Empreendedora Social e o Projeto desenvolvido pelo colégio, bem como, contribuições para se pensar a metodologia adotada pela escola.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Pedagogia Empreendedora Social Na Escola Básica: Contribuições a partir do Projeto Jequitinhonha. (2024). Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, 2(5), 1-11. https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/163